Marque uma Consulta

Fale Conosco e Marque sua Consulta

Telefone:
(31) 99941-4140

E-mail:
contato@dramariaalicepsiquiatra.com.br

Estimulação Magnética Transcraniana (EMT) em BH

EMT – Estimulação Magnética Transcraniana em Belo Horizonte BH

O que é a EMT?

A estimulação magnética transcraniana é um método não invasivo. Isso significa que a EMT dispensa qualquer procedimento cirúrgico. O aparelho é semelhante ao da ressonância magnética. A aplicação é feita sobre o crânio na área onde se localiza o córtex humano.

Durante uma sessão de EMT, uma bobina eletromagnética é colocada sobre o couro cabeludo perto da testa. O eletroímã fornece sem dor um pulso magnético que estimula as células nervosas na região do cérebro envolvida no controle do humor e na depressão. A EMT ativa regiões do cérebro que amenizam a depressão.

“A Estimulação Magnética Transcraniana é um procedimento não invasivo que auxilia no tratamento da depressão”

Como é o tratamento?

As sessões de EMT são realizadas diariamente, de segunda à sexta, com duração de 20 a 30 minutos.  Nelas, o paciente permanece consciente e acordado, confortavelmente sentado em uma cadeira. O aparelho gera campos magnéticos semelhantes aos utilizados nos sistemas de ressonância magnética, que atuam especificamente na área do cérebro delimitada previamente pelo psiquiatra.  Após a aplicação, os pacientes podem voltar para casa de forma independente, retomando imediatamente a sua rotina diária.

O número de sessões do tratamento de EMT é determinado pelo médico psiquiatra, levando em consideração o quadro clínico de cada paciente (diagnóstico, gravidade, idade, saúde clínica, etc.).  Na maioria dos casos, são necessárias de 20 a 30 aplicações de EMT para alcançar o resultado desejado.

EMT no tratamento de depressão.

A EMT é um inovador procedimento que auxilia no tratamento das diferentes variações da depressão (leve, moderada, grave, pós-parto, refratária, distimia e fase depressiva do transtorno bipolar) e para a Esquizofrenia (no tratamento de sintomas negativos e de alucinações auditivas do transtorno).

Por se tratar de um método não invasivo, a EMT pode ser indicada, inclusive, para pacientes com condições clínicas mais delicadas, como gestantes e idosos.  A técnica também tem demonstrado eficácia no tratamento de pacientes com dor crônica, em especial a fibromialgia.

EMT em BH – Estimulação Magnética Transcraniana em Belo Horizonte